Em Itaara, um dos municípios mais atingidos pelo aguaceiro, a secretaria de Infraestrutura e Serviços trabalhava, na tarde desta segunda-feira, na recuperação de uma passagem da localidade de Rincão dos Minello, que foi tomada por um córrego. Estavam sendo colocadas pedras na estrada para reestabelecer a passagem para cerca de 20 famílias do interior do município.
:: Secretário e coordenador da Defesa Civil de Itaara cobra por vídeo de alagamento
A estrada foi liberada no início da noite desta segunda-feira. Também foram registrados estragos na localidade de Ibicuí, onde as cabeceiras de dois pontilhões sofreram estragos. A alternativa para os moradores é seguir por São Martinho da Serra. Já em Três Barras, houve desmoronamento de encostas.
:: Santa Maria foi a cidade brasileira onde mais choveu no final de semana
O município padece com os estragos por causa da chuva pela terceira vez neste ano. Em setembro, foi decretada situação de emergência. Conforme o prefeito Rony Carnieletto, os estragos foram avaliados em R$ 250 mil, recursos que ainda não foram destinados à cidade.
Fim de ano deverá ser chuvoso
Conforme a Central de Meteorologia do Grupo RBS, a chuva deve retornar à região com intensidade amanhã, quando estão previstos cerca de 33 milímetros de precipitação para Santa Maria. Já na quinta-feira, estão previstos mais 40 milímetros de chuva. Porém, não estão previstas rajadas de vento.
As temperaturas devem se manter amenas, com máximas chegando aos 27°C. O sol só deve retornar no sábado, quando as máximas anunciam 24°C.
"